Publicado em 29/05/2023

Planta babosa surpreende como biofertilizante nas plantações

O perfil dos consumidores tem se transformado nos últimos anos, já que eles estão cada vez mais exigentes e preocupados em consumir produtos que sigam rigorosos protocolos de segurança e que sejam ainda ambientalmente sustentáveis e ecologicamente corretos. Pensando em exatamente atender a este mercado, acaba de ser lançado no Brasil, o biofertilizante Aloe Fértil Plus. O produto, diferentemente dos que já estão presentes no mercado, não utiliza aminoácidos oriundos de algas marinhas e sim da Aloe Vera, também conhecida como babosa, já muito difundida na indústria cosmética para tratamento capilar.


O Aloe Fértil Plus foi desenvolvido pelo pesquisador e cultivador da planta, Magno Alves, que criou o produto para atender a agricultura orgânica. Ele partiu do princípio de que se a planta estivesse bem nutrida ela estaria mais resistente. “Este biofertilizante promove a nutrição da planta e ela passa a buscar os micro e macro nutrientes contidos no solo e atmosfera. Assim, melhora o seu sistema imunológico tornando-a mais produtiva e resistente às doenças causadas por microrganismos como bactérias e fungos”, diz o inventor.


Ainda de acordo com Alves, o Aloe Fértil Plus, além de ser um bioestimulante natural com grande quantidade de substâncias protetivas e nutritivas oriundas da babosa, é um produto considerado ainda probiótico e elicitor. “Este biofertilizante possui elementos que nutrem todos os tipos de culturas, de grãos a citros. Já foi comprovado que aumenta a proteção das folhas contra o calor e potencializa a defesa natural da planta a tornando mais resiste a pragas e doenças. Além disso, em sua composição não há nenhum elemento prejudicial à saúde humana, já que a ação é absorvida pela planta, solo e ambiente”, explica.


Aumento de produção


Utilizado por produtores de várias regiões do Brasil e em diferentes culturas, o Aloe Fértil Plus, tem apresentado grandes resultados em todos os ciclos de plantas. Segundo Alves, em centenas de lavouras de soja, por exemplo, há relatos de agricultores que tiveram rendimentos acima de 5%. “Em um mercado com tanta concorrência, onde o ganho é decidido em detalhes, um incremento de no mínimo 5%, com um produto ecologicamente correto, é expressivo”, afirma Alves.


O Aloe Fértil Plus também tem mostrado impacto em propriedades hortifrutigranjeiras, como é o caso da produtora de pimentão, pepino e tomate, Edivânia da Silva Andrade, de Santa Cruz do Rio Pardo-SP. A agricultora que produz em estufas, após utilizar o biofertilizante viu desaparecer de sua propriedade a tão temida mosca branca e outros insetos que prejudicavam a sua produção. “O Aloe Fértil Plus trouxe maior rentabilidade a minha propriedade. Além da redução de pragas, o produto aumentou o tempo de produção dos pés de tomate. Antes eu colhia durante três meses, agora eu colho durante seis”, destaca a produtora.


Benefícios comprovados:


· Libera facilmente nutrientes em todas as etapas do ciclo da planta;


· Aumento da produtividade e qualidade dos frutos;


· Proteção das plantas em períodos de altas temperaturas;


· Aumento do sistema radicular da planta;


· Evita abortamento de flores e frutos;


· Provoca sinergismo entre as moléculas aproveitando o máximo dos macros e micronutrientes presentes no solo, resultando em plantas mais fortes e produtivas;


· Possui ação na síntese da clorofila e participa no metabolismo energético além da ação fotossintética;


· Controla o sistema hormonal através da síntese de proteínas aumentando o sistema de resistência da planta;


· Converte o N-nitrato em forma que a planta consiga produzir aminoácidos e proteínas;


Fonte: Aloe Fertil Brasil